Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
PROSSEGUINDO EM CONHECER O SENHOR
PROSSEGUINDO EM CONHECER O SENHOR

 

PROSSEGUINDO EM CONHECER O SENHOR

Texto Bíblico: II Pe. 3:18 “antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.”

 

 

Intr. Antes de desenvolvermos qualquer tipo de trabalho ou tarefa, precisamos conhecer primeiro o patrão, qual é a ideologia, como proceder, qual o objetivo, o público alvo, etc...e no mundo espiritual não é diferente, antes de desenvolvermos qualquer trabalho na obra do Senhor, o cristão deve conhecer intimamente o Dono da obra. Qualquer obreiro que trabalha na obra de Cristo deve estar sempre crescendo na graça e no conhecimento.

I - TÓPICO: ALGUMAS SITUAÇÕES DE QUEM BUSCAM O CONHECIMENTO DE DEUS.

No campo material:

1.1  – Defende a causa do Evangelho: Quem conhece a Deus poderá testemunhar corretamente de Cristo (I Pe.3:15) “antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós;”

1.2  – Previne-se das heresias. Jesus apontou como erro o não conhecimento das Escrituras (Mt.22:29) “Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus;”Quem conhece as Escrituras não cai no engano das heresias.

1.3  – Sai da inércia. O conhecimento de Deus é um processo contínuo. O crente está sempre fazendo novas descobertas. (Lc.2:52). “E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.”

No campo espiritual:

1.1– Cultiva profunda intimidade com Deus: Desde que o véu do santuário foi rasgado, o crente passou a ter acesso direto ao Pai (Mc.15:38). “Então o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo.”

1.2 – Experimenta o milagre da libertação: O conhecimento de Deus produz liberdade (Jo.8:32/36). “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

1.3 – Tem a vida eterna: A vida eterna que nos será dada está alicerçada no conhecimento de Deus como único Senhor (Jo.17:3). “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.”

II – TÓPICO: O CONHECIMENTO DE DEUS PRODUZ DOIS RESULTADOS BÁSICOS.

2.1 – Graça. No AT Deus revelou-se como o Deus da graça e misericórdia, demonstrando amor para com o seu povo, não porque este merecesse, mas por causa da fidelidade de Deus à sua promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó. Nos dias atuais recebemos esta graça sendo a presença e o amor de Deus em Cristo Jesus, transmitidos aos crentes pelo Espírito Santo, e que lhes outorga misericórdia, perdão, querer e poder para fazer a vontade de Deus. Toda atividade da vida cristã, desde o seu início até o fim, depende desta graça divina.

2.2 – Fé Salvífica: A fé em Jesus Cristo é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação. A fé não é somente uma confissão a respeito de Cristo, mas também uma ação dinâmica, que brota do coração do crente que quer seguir a Cristo como Senhor e Salvador; e isso inclui arrependimento, obediência, e sincera dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo.

CONCLUSÃO

A busca pelo conhecimento do Senhor resulta em crescimento espiritual, e faz com que o a vida do cristão se torne cada vez mais semelhante ao do Senhor Jesus Cristo. Além disso, o conhecimento do Senhor resulta no aperfeiçoamento dos Santos.