Sites Grátis no Comunidades.net
Lição 5 - 31/01/2016
Lição 5 - 31/01/2016

EBD JOVENS E ADULTOS - LIÇÃO 5

O Arrebatamento da Igreja

 

 


INTRODUÇÃO: O Senhor ama a igreja, e tem por ela um carinho todo especial. Ela é a sua noiva!

O mundo enfrentará um período de Grande Tribulação, sem similar na história da humanidade! Mas o SenhorPRESERVARÁ A SUA NOIVA, e virá buscá-la para colocá-la em lugar seguro - e o não há lugar mais seguro do que junto a Ele! - Jo 17:24

 

I - O QUE É ARREBATAMENTO?

 

1. O termo ARREBATAMENTO deriva do latim “raptus” que significa “ARRANCAR RAPIDAMENTE; TIRAR COM FORÇA OU VIOLÊNCIA”. Esse evento descrito em I Co 15, refere-se À OCASIÃO EM QUE A IGREJA DO SENHOR SERÁ ARREBATADA DA TERRA PARA ENCONTRAR-SE COM ELE NOS ARES.

2. A IGREJA NÃO ESTÁ DESTINADA A IRA - "porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo," I Tess 5:9.

3. A FIRME ESPERANÇA DO CRENTE ESCAPAR DA TRIBULAÇÃO É CITADA EM LUCAS 21:36: "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem."

4. À IGREJA DE FILADÉLFIA FOI PROMETIDO LIVRAMENTO DA "hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra" - Apoc 3:10 - E, dispensacionalmente falando, a Igreja de Filadélfia é a Igreja do Arrebatamento!

5. É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA MANEIRA DIVINA DE AGIR, II Pedro 2:6-9: " e livrou ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos; também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados;

 

II - QUEM SERÁ ARREBATADO?

1. OS QUE CRÊM EM CRISTO - João 6:47

2. OS QUE OUVEM PALAVRA E CRÊM EM DEUS - João 5:24-29

3. OS QUE CONFESSAM A JESUS COMO SENHOR - Romanos 10:9-13

4. OS LIMPOS DE CORAÇÃO - Mateus 5:8

5. OS NASCIDOS DE NOVO - João 3:3

6. OS FIÉIS E OS PERSEVERANTES - Lucas 19:17  e Mateus 24:13

 

III - QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO?

1.  SERÁ IMINENTE, isto é, pode ocorrer a qualquer tempo, não depende do cumprimento de nenhum sinal.

2. SERÁ MUITO RÁPIDO - NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS! - I Coríntios 15:52 - "num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados."

3. SERÁ IMEDIATAMENTE ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO. Haverá uma crise mundial sem precedentes que levará as nações a desejarem e a clamarem por um líder mundial. Haverá necessidade de que seja assim, para que o mundo concorde em se submeter à liderança que será oferecida pelo Anticristo. Ele se estabelecerá com uma proposta de paz mundial que será aceita.

 

IV - QUAL DEVE SER A NOSSA POSIÇÃO?

1. DEVEMOS AMAR A VINDA DO SENHOR - II Tm 4:8 "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."

2. DEVEMOS ESPERAR POR ELE: Tito 2:13: "aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,"

3. DEVEMOS DESEJAR ARDENTEMENTE A VINDA DE CRISTO: "aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão"

4. DEVEMOS ESTAR PREPARADOS PARA ESTE DIA: Mateus 24:44 "Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem."

 

V - COMO SERÁ O ARREBATAMENTO?

1. O ARCANJO SOARÁ A TROMBETA.

2. OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO - I Tess 4:15-17: "Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." Neste momento, se cumprirá a Palavra que diz: "tragada foi a morte pela vitória" I Cor 15:54

3. NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS : Receberemos na hora um corpo incorruptível, revestido de Glória (semelhante ao que Cristo recebeu após a ressurreição). I Cor 15:52-55: " num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade."

4. NÓS SEREMOS ARREBATADOS NAS NUVENS, IREMOS AO ENCONTRO DO SENHOR NOS ARES - "Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." I Tess 4:17

5. TAMBÉM RECEBEREMOS VESTES CELESTIAIS - Apocalipse 19:7-8: "Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos."

 

DIFERENÇAS ENTRE O ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA

 

ARREBATAMENTO

• Será em segredo (Mt 24.36)

• Cristo vem para a Igreja (1 Ts 4.17)

• É iminente (A qualquer tempo)

• Antes da Grande Tribulação (Ap 3.10)

• Jesus vem nos ares (1 Ts 4.17)

• Os santos o verão (1 Ts 4.17)

• Tempo de Alegria (I Jo 3.2 Ap 1.6)

• Incrédulos deixados (Mt 24.40)

• Em todo o Planeta 

 

SEGUNDA VINDA

• Será pública (Ap 1.7)

• Cristo vem com a Igreja (Jd 14)

• Quando Se Cumprirem os Sinais (Mt 24.29)

• Após a Grande Tribulação (Mt 24.29-30)

• Jesus pisa no Monte das Oliveiras (Zc 14.4)

• Todo olho verá (Ap 1.7)

• Tempo de Lamentação (Mt 24.30 Sf 1.17)

• Incrédulos destruídos (Mt 25. 41-46 Sf 1.17)

• Fisicamente em Israel (Zc 14.4)

 

CONCLUSÃO: E nós? Estamos preparados para O ENCONTRO COM O SENHOR NOS ARES?

Antes do ENCONTRO NOS CÉUS, precisamos ter um ENCONTRO COM ELE AQUI NA TERRA, elegendo-o como nosso REISENHOR e SALVADOR!

E aos que já o elegeram cabe aqui um versículo: “Eis que venho sem demora. Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” Ap 3:11

 

 

BONS ESTUDOS

PROF.J.DIONISIO